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10/08/2012 TendênciaMeio AmbienteTecnologia

Veículos elétricos serão expostos em salão próprio no Brasil

O Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos e Componentes, que acontecerá dos dias 14 a 16 de agosto no Centro de Exposições Imigrantes, chega a sua oitava edição. O evento será simultâneo à 5ª Ecobusiness e ao Congresso Latino-Americano de Veículos Elétricos. A mostra vai reunir empresas do setor como Weg e Eletra que, segundo a organização, já confirmaram presença.

No congresso serão discutidas as perspectivas para os veículos elétricos no Brasil e na América Latina, a rede de distribuição de energia, o uso desse transporte limpo em logística, no meio urbano, o etanol como opção para veículos híbridos, além da propulsão elétrica na perspectiva do governo.

As ações de grandes montadoras com carros elétricos no Brasil e o início da venda de híbridos levaram a organização da feira a ampliar a área de exposição. "Três milhões de veículos leves elétricos deverão circular pelo mundo em 2020. Em 2025 eles serão 10 milhões e chegarão a 19 milhões em 2030", calcula Jayme Buarque de Hollanda, diretor-geral do Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE), responsável pela criação do evento.

O Centro de Exposições Imigrantes fica na Rodovia dos Imigrantes, Km 1.5, em São Paulo, capital, próximo à estação Jabaquara do metrô, capital Outras informações sobre o evento podem ser encontradas no site www.velatinoamericano.com.br

Fonte: Automotive Business




06/08/2012 CapacitaçãoTecnologia

Seminário de reposição Automotiva

O Seminário da reposição será realizado no dia 7 de agosto, na FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, situado à Avenida Paulista, 1313, em São Paulo-SP.

O Seminário é uma realização do GMA (Grupo de Manutenção Automotiva) que integra as principais entidades representativas do setor - Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), Andap (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças), Sicap (Sindicato do Comércio Atacadista de Peças e Acessórios para Veículos de São Paulo), Sincopeças (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo) e Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo) e organizado pelo Grupo Photon.

Os Interessados em obter mais informações ou se inscrever gratuitamente para participar do evento devem entrar em contato com o Sindirepa-SP pelo telefone (11) 5594-1010, por e-mail: sindirepa@sindirepa-sp.org.br ou no site www.seminarioautomotivo.com.br.

Fonte: Sindirepa News




03/08/2012 Tecnologia

Sistema Audatex conquista Prêmio Sindirepa pelo 3º ano consecutivo

O Sistema Audatex recebeu pelo terceiro ano consecutivo o Prêmio Sindirepa-SP como o melhor software de orçamento eletrônica do mercado. A premiação, realizada em 29 de maio na sede da FIESP, em são Paulo, destacou 16 segmentos, incluindo autopeças, pneus, tintas automotivas, companhias de seguros, empresas de equipamentos e softwares de orçamentação.

As empresas que receberam o Prêmio Os Melhores do Ano foram identificadas por meio de uma pesquisa realizada pela Cinau – Central de Inteligência Automotiva, com profissionais da reparação de veículos do Estado de São Paulo, que levou em consideração quesitos como marca, qualidade, resultados e assistência, entre outros ítens avaliados.

Segundo Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP, “o prêmio foi concedido às empresas parceiras de cada segmento do setor da reparação de veículos que mais se destacaram em 2011. Os bons exemplos devem ser divulgados para que reflitam em melhoria de atendimento e prestação de serviços em todo o setor”.

Luiz Fernando Nassif, diretor-geral do grupo Solera no Brasil, explica com orgulho que, de uma maneira sem precedentes, nesta edição do prêmio a Audatex esteve não só no lugar mais alto do pódio, como sua performance foi amplamente reconhecida ao ser a única empresa de softwares premiada e credenciada a utilizar o selo de qualidade do Sindirepa. “A confirmação pelos especialistas em reparação de que o sistema Audatex é a melhor solução do mercado aumenta a nossa responsabilidade e nos desafia a ampliar, cada vez mais, os recursos técnicos e a qualidade do nosso produto”.

Além do Sistema Audatex, único software de orçamentação que recebeu o Prêmio Sindirepa-SP nesta terceira edição, foram destacados mais 15 segmentos, com classificações nas categorias ouro, prata e bronze.

Fonte: Solera News




20/07/2012 Meio AmbienteTecnologia

Ingressos para o 27º Salão do Automóvel de São Paulo já estão à venda

O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, maior e mais importante evento automobilístico da América Latina, reuniu durante sua última edição mais de 700 mil visitantes no Pavilhão de Exposições do Anhembi na cidade São Paulo e contou com a presença de 42 marcas nacionais e internacionais. Aproximadamente 450 modelos de automóveis foram expostos durante o evento. A 27ª edição do evento, que ocorrerá entre 24/10 e 04/11 de 2012,  promete ser ainda mais ampla. Montadoras como Aston Martin, Toyota e Citroën já confirmaram presença e prometem trazer seus modelos de luxo para o Brasil.

Assim como em 2010, os conceitos de carros que utilizam energia limpa -como os veículos elétricos e os híbridos- terão  destaque no evento.  A grande diferença é que, neste ano, os projetos apresentados estarão mais próximos da realidade do que na última edição, aproveitando o gancho dos táxis elétricos do modelo Nissan-Leaf que já circulam na cidade de São Paulo tendo em vista os investimentos nesse setor que cresceram muito nos últimos anos.

A compra de ingressos pode ser feita pelo site oficial do evento (www.ingressorapido.com.br/salaodoautomovel) que disponibiliza ingressos individuais ou kits com ingressos para todos os dias mais brindes do evento.

Fonte: Redação Oficina Ideal




17/04/2012 TendênciaTecnologia

Com EcoBoost, Ford promove revolução no mundo dos motores

Turbo, injeção direta de combustível e apenas três cilindros. Essas são as principais características do 1.0 EcoBoost, motor desenvolvido pela Ford. A novidade, que faz estreia no Focus europeu, é o primeiro propulsor até 1-litro com essa combinação de tecnologias, que permite reduzir o peso e baixar consideravelmente as emissões de poluentes.
 
Em 2014 esse motor será feito também na fábrica que a Ford vai erguer em Camaçari, na Bahia, para equipar o Fiesta e, possivelmente, a nova geração do Ka, em uma versão de 100 cv. O do Focus europeu gera 125 cv de potência e 20,4 mkgf de torque, bem mais que o moderno 1.6 Sigma do Fiesta mexicano, que rende 110 cv. Mesmo com potência superior, os níveis de consumo de combustível e emissões são melhores – 20km/l e 114 g/km, respectivamente. 
 
O projeto faz parte dos investimentos de R$4,5 bilhões que o grupo fará no Brasil até 2015. Será a primeira fábrica de propulsores de veículos no Nordeste. 
 
A tendência de motores com injeção direta e turbo começou com a Mitsubishi, em 1996. A marca não prosseguiu com a tecnologia, que passou a ser usada em larga escala com o Grupo Volkswagen nos anos 2000. Ford e Fiat, por sua vez, investiram nessa solução para motores de baixa litragem.
 
Eis o segredo: o turbocompressor comprime o ar antes de ser admitido pelo motor, e joga um fluxo maior para dentro dos cilindros. Nesse momento, entra a injeção direta, que é mais precisa – em vez de jogar o combustível no coletor de admissão, pulveriza diretamente na cabeça dos cilindros, como em motores diesel, o que melhora a queima. 
 
Isso já geraria um ganho de potência significativo e melhora ainda mais nos motores três-cilindros. Os pistões trabalham rapidamente aumentando a quantidade de explosões na câmara de combustão. Esse conjunto torna o 1.0 EcoBoost eficiente.
 
A marca norte-americana vinha apostando no quatro-cilindros 1.6 de 160 cv a 180 cv, potências maiores que boa parte dos 2.0 disponíveis no mercado. Com o 1.0 feito em Saarlouis, na Alemanha, a Ford está promovendo uma revolução. 
 
Na Fiat, o sistema é semelhante, mas há uma série de válvulas que são ligadas e desligadas pela rotação do virabrequim para melhorar potência e consumo.
Fonte: O Estado de S. Paulo




30/01/2012 Meio AmbienteTecnologia

Mahle desenvolve filtro de óleo inteiramente de plástico

Solução alia funções de trocador de calor do óleo e de controle do termostato em um único módulo

Versátil e inovador, lançamento da Mahle no mercado de filtros impressionou o júri da Sociedade de Engenheiros do Plástico (Society of Plastic Engineers – SPE Central Europe). O resultado foi a conquista do primeiro lugar na categoria Automotiva na premiação realizada pela entidade.

Fabricada inteiramente em plástico, a solução da companhia, conhecida como All-plastic Oil Filter, é a primeira a integrar as funções de trocador de calor dos óleos do motor e da transmissão e o controlador da temperatura do óleo de transmissão em um único módulo.

Estruturado em módulos, o novo sistema apresentado na Europa pode equipar tanto os veículos dotados de transmissão manual quanto os modelos com transmissão automática.

Entre as vantagens em comparação aos modelos metálicos, destacam-se a significativa redução de peso e os menores índices de emissão de CO2. O prolongamento do ciclo de vida do componente e a maior liberdade para projetistas de motores são outros destaques desta inovação.

Temperatura ideal

Quando frio, o óleo de transmissão torna-se altamente viscoso, o que pode aumentar os níveis de fricção dos componentes do motor. No caso dessa solução Mahle, no entanto, o circuito de aquecimento do motor é acionado por um termostato, fator que garante uma maior rapidez no aumento das temperaturas e a consequente redução das perdas friccionais.

Assim, o sistema permite que a temperatura ideal de operação seja alcançada com maior rapidez. Por consequência, fricções e perdas friccionais são reduzidas significativamente.

Fonte: Mahle Performance Customer Magazine 2011




30/11/2011 Tecnologia

Pintura à base d’água

Com o objetivo de diminuir os impactos causados ao meio ambiente pelos solventes químicos, as tintas para pintura automotiva à base d´água estão sendo utilizada por montadoras e oficinas. Essa tecnologia conta com um material composto por 80% de água pigmenta e apenas 20% de verniz.

O investimento nesse tipo de produto é alto, além de ser necessária uma preparação para a aprendizagem das técnicas de aplicação, aquisição de equipamentos e cuidados específicos. Porém, os benefícios se mostram superiores aos das tintas convencionais, além da redução de agressões ao meio ambiente este produto mais moderno apresenta pintura mais uniforme, resistente e de fácil aplicação.

Atualmente, montadoras brasileiras já utilizam esse tipo de tinta e os carros já saem de fábrica com a pintura feita com tinta à base d’água. Há cerca de um ano e meio o método está sendo implantado também em concessionárias.

Fonte: Redação Oficina Ideal

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