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11/09/2015 Tecnologia

Velas aquecedoras para motores diesel da NGK chegam ao mercado brasileiro

A NGK, empresa atuante no mercado automotivo, está lançando no Brasil velas aquecedoras para motores ciclo diesel. Produzidas no Japão, o componente tem aplicação em veículos de pequeno e médio porte das principais montadoras e está disponível para reposição. Produzidas com a mais alta tecnologia, elas proporcionam uma partida rápida e suave, menor emissão de poluentes e maior durabilidade.

Para saber onde encontrar os componentes, solicitar a tabela de aplicação dos produtos da marca e esclarecer dúvidas, o consumidor deve entrar em contato com o SAC da NGK pelo 0800-197-112, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 18h.

Vela aquecedora

A vela aquecedora é fundamental para o desempenho dos motores ciclo diesel. Como a denominação sugere, sua função é aquecer o ar na câmara de combustão ou na pré-câmara, proporcionando condições otimizadas para inflamar o combustível injetado.

A peça facilita a partida em dias frios, evitando falhas de funcionamento, além de reduzir o nível de emissão de poluentes e fumaça branca enquanto o motor não atinge a temperatura ideal de trabalho.

Fonte: NGK




24/07/2015 TendênciaTecnologiaMecânica

Continental lança plataforma online para consulta sobre produtos

A Divisão ContiTech, do Grupo Continental, lança no Brasil sua plataforma digital para consulta ao banco de dados de todos os produtos do portfólio, ligada diretamente ao site da ContiTech e ao catálogo online. O PIC (Centro de Informação de Produtos, na sigla em inglês) é um projeto inovador da empresa, que lista para os mecânicos e clientes finais todas as informações relacionadas a cada produto: dados técnicos e gerais, instruções e conselhos de montagem, fotos e veículos que o utilizam.

Disponível também em inglês e espanhol, para desktops e dispositivos móveis, o sistema localiza facilmente detalhes importantes dos produtos. Além disso, proporciona praticidade na consulta online, garantindo ganho de tempo para mecânicos, se comparado a uma ligação telefônica. “A importância do PIC consiste em orientar principalmente o reparador, para que o processo de verificação do sistema e instalação das correias, por exemplo, seja feito corretamente e as dúvidas possam ser tiradas de maneira prática e fácil”, explica Plínio Cesar Pires Zauli, Analista de Mercado e Produtos da Continental.

Atualizado constantemente, o PIC oferece documentos digitais como diagrama de instalação das correias de sincronismo, composição dos kits com imagens, dicas e orientações técnicas. Os clientes ContiTech podem consultar as informações sobre os produtos diretamente de seus dispositivos móveis, por meio da leitura dos QR codes presentes na embalagem, que irão direcionar para a página de informações específicas dos produtos dentro do PIC, sem a necessidade de fazer download de aplicativos. O site em português do PIC da ContiTech é  www.contitech.com.br/aam/pic.

A Divisão ContiTech desenvolve e produz peças funcionais, componentes e sistemas para o mercado automotivo, de mineração e outras importantes indústrias. Junto com a empresa americana Veyance Technologies Inc., que foi adquirida pelo Grupo Continental no início de 2015. Além dessa divisão, a Continental conta com outras quatro – Chassis & Safety, Interior, Powertrain, Pneus – que registraram um faturamento de aproximadamente € 34.5 bilhões em 2014, e atualmente emprega cerca de 200.000 pessoas em 53 países.

Assessoria Grupo Continental




08/06/2015 TecnologiaMecânica

NGK é eleita melhor fornecedor de velas de ignição pelo Sindirepa

A NGK, empresa japonesa desenvolvedora de tecnologias automotivas, foi eleita pelos associados do Sindirepa-SP, entidade que representa os reparadores automotivos no Estado de São Paulo, o melhor parceiro do mercado de reparação de veículos no segmento de velas de ignição. O “Prêmio Sindirepa-SP – Os Melhores do Ano” avalia as empresas que se destacam pelo atendimento a oficinas e suporte dado a seus clientes ao longo de 2014.

Entre os quesitos que ajudaram a NGK a conquistar esta honraria estão os cursos de qualificação técnica oferecidos ao longo do ano e os canais de relacionamento direto com o profissional da reparação. “Acreditamos que essa parceria e proximidade foram decisivas para a escolha da marca pelos reparadores”, avalia Marcos Mosso, chefe de Marketing da NGK.

Para o executivo, não basta ser referência no desenvolvimento de produtos. “O reparador busca constantemente informações sobre a vela de ignição, pois é um componente automotivo que está diretamente ligado ao desempenho do motor e apresenta atualizações constantes, conforme os novos projetos das montadoras”, afirma.

A cerimônia de premiação aconteceu no último dia 19 de maio, em São Paulo (SP), e elegeu as marcas preferidas de 22 segmentos, que contam com a classificação Ouro, Prata e Bronze, além da empresa Parceira do Setor da Reparação Independente. O evento reuniu mais de 150 empresários, além de diretores do Sindirepa-SP e lideranças do setor. Em sua 6ª edição, o reconhecimento é feito por meio de pesquisa, com amostra de cerca de 300 associados da entidade.

NGK




21/05/2015 TendênciaTecnologia

Aplicativo Carro 100% ofecere check-up que avalia as condições do veículo

Criado para versões Android e IOS de smartphones, o aplicativo do Carro 100 % (Carro 100) é mais uma ação do Programa Caro 100% / Caminhão 100% / Moto 100%, que desde 2008 leva informações sobre manutenção preventiva do veículo ao motorista.
 
O aplicativo possui sistema que facilita o motorista a verificar a hora certa para revisão itens relacionados à segurança, economia e meio ambiente. Para baixar gratuitamente, basta acessar nas lojas dos smartphones e digitar Carro 100. Em seguida, é só responder um breve questionário com os dados do carro (marca, modelo, ano e quilometragem média anual) e outras informações que permitem o sistema calcular automaticamente como está a condição de vários itens do veículo, bem como gera uma nota, de acordo com a situação de cada componente da lista e avisa quando é necessário fazer verificação.
 
“O sistema é interativo e permite que o motorista compartilhe a nota do carro no Facebook. O motorista também recebe medalhas, conforme ele faz a revisão necessária e atualiza o aplicativo, podendo compartilhar esses resultados em redes sociais”, explica Elias Mufarej, coordenador do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva e conselheiro do Sindipeças para o mercado de reposição.
 
Complementando a interatividade com o motorista, foram desenvolvidos Twitter (@carro100oficial), fanpage no Facebook (www.facebook.com/pages/carro100) e Instagram (@carro100oficial). Assim, é possível se comunicar com o dono do carro de várias formas.
 
Durante a Automec, evento do setor automotivo que aconteceu em abril, mais de 3 mil pessoas receberam informações sobre o aplicativo e no estande montado exclusivamente para o lançamento desse recurso virtual. Também serão lançadas campanhas em veículos de comunicação do setor e sites relacionados a automóveis.
Fonte: Carro 100




09/02/2015 TecnologiaMecânica

Verão é o período em que as baterias automotivas mais sofrem danos

É comum entre os proprietários de veículos dizer que o inverno é a estação em que as baterias causam mais transtornos. No entanto, Adelmo Leite, coordenador de assistência técnica da Johnson Controls, fabricante das baterias Heliar, desfaz esse mito. “Durante o verão, as baterias sofrem maior autodescarga e evaporação de eletrólito, o que acentua o processo de corrosão. É nesta época que o produto precisa de ainda mais atenção”, explica.

Para minimizar os danos à bateria automotiva no verão, é preciso manter a capa térmica do produto e ficar atendo a revisão do sistema de carga e partida. “É importante ter atenção especial com veículos utilizados com poucos intervalos de parada, como aqueles para fins profissionais. Para esses, o ideal é o uso de baterias específicas, que suportem uma demanda maior de energia”, ressalta Adelmo Leite.

Com relação aos demais cuidados, o coordenador da Johnson Controls lembra que os principais erros no uso da bateria referem-se ao excesso de itens eletrônicos instalados, à utilização desses acessórios com o veículo desligado ou ainda a má fixação das baterias e retirada de capa térmica original de fábrica. Outros mitos, segundo Adelmo, também devem ser desfeitos. Ele explica que deixar a bateria no chão não causa descarga, que as baterias automotivas e estacionárias são iguais e ressalta que o visor indicando carga com a cor verde não significa que a qualidade da bateria é confiável.

“A bateria é a principal peça fornecedora de energia para o veículo e, independente de agentes climáticos, a manutenção preventiva ainda é a maior aliada do motorista contra danos ao produto”, alerta Adelmo Leite. 

Sobre a Johnson Controls

A Johnson Controls é uma empresa global presente em 150 países. Com 168 mil funcionários em todo o mundo, ela oferece produtos, serviços e soluções de qualidade para aperfeiçoar a eficiência e a operação de edifícios, baterias para veículos convencionais, híbridos e elétricos, e também sistemas de interiores e componentes para automóveis. 

Perspectiva Assessoria com Redação Oficina Ideal




27/01/2015 Tecnologia

Brazil Road Expo reúne tecnologias voltadas à infraestrutura viária e rodoviária

Acontece entre os dias 24 e 26 de março a 5ª edição da Brazil Road Expo, um dos principais eventos de infraestrutura viária e rodoviária da América Latina. A exposição será realizada no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

O Brasil ainda é grande dependente de rodovias para o escoamento de sua produção e, por causa disso, a qualidade dessas vias é assunto de grande relevância para o país em termos de competitividade. Diante deste cenário, serão apresentadas no palco as principais novidades dos fabricantes e distribuidores de equipamentos e produtos para construção e manutenção de estradas e vias urbanas, pontes, viadutos e túneis, pavimentação em asfalto e concreto, soluções para drenagem, contenção de encostas, segurança, sinalização e gestão de vias e rodovias.

Durante os três dias, o evento deverá reunir cerca de 13 mil profissionais que atuam em regionais de órgãos ligados ao Ministérios dos Transportes (DNIT, ANTT, EPL, etc), além de DERs, concessionárias de rodovias, prefeituras, locadoras de máquinas e equipamentos, empreiteiras, engenheiros, projetistas entre outros.

A expectativa é que o evento gere negócios da ordem de R$ 650 milhões. “Serão cerca de 250 marcas expositoras que terão a oportunidade de apresentar as suas novidades para um público formado por profissionais com grande poder de decisão e que visitam a feira em busca de novas soluções para suas obras”, destaca Fernando Merida, Gerente Comercial da Brazil Road Expo.

Demanda

Segundo a Pesquisa CNT de Rodovias 2014, por exemplo, que foi divulgada em outubro do ano passado pela Confederação Nacional dos Transportes, dos mais de 98 mil km de rodovias avaliados em todo o Brasil 47% apresentaram algum tipo de deficiência no pavimento como buracos, trincas, afundamentos, ondulações. Problemas de sinalização como faixas com pintura desgastada ou ausência de placas, somaram 67%. O maior percentual de problemas diz respeito à geometria das estradas: 78% têm deficiências como ausência de acostamento, curvas perigosas e longas extensões com mão dupla.

Esse ano, a novidade no programa de conteúdo é a realização de um congresso de nível gerencial para a discussão de assuntos como Regime Diferenciado de Contratação (RDC), Parcerias Público-Privadas (PPPs), Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT), Concessões de Rodovias entre outros. A exemplo das edições anteriores, o programa também terá sessões técnicas sobre temas como equipamentos, pavimentação asfáltica, geotecnia, drenagen, mobilidade urbana, sinalização e segurança.

Um dos destaques do evento é a Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (ABDER), que reunirá cerca de 30 participantes entre superintendentes e executivos de DERs de diversos estados brasileiros, além de membros da entidade e convidados.

Outras novidades estão sendo preparadas para a exposição, como a criação de áreas dedicadas a alguns segmentos chave. Exemplo disso é a Ilha de Segurança Viária e Sinalização, fruto da parceria com a International Road Federation (IRF) e a Ilha da Linha Amarela, capitaneada pela Associação Paulista dos Empreiteiros e Locadores de Máquinas de Terraplenagem e Ar Comprimido (APELMAT).

A Brazil Road Expo terá o apoio de algumas das principais entidades do setor como Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), Associação Brasileira das Empresas de Obras Rodoviárias (ANEOR), Associação Brasileira de Pavimentação (ABPv), entre outras.

Serviço

Brazil Road Expo 2015 – 5ª edição

Data: de 24 a 26 de março de 2015

Local: Transamerica Expo Center

Endereço: Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo (SP)

Mais informações: www.brazilroadexpo.com.br

Fonte: Oficina Ideal




16/12/2014 Tecnologia

Goodyear começa testar tecnologia de manutenção de ar para veículos comerciais

Nos próximos meses, a Tecnologia de Manutenção de Ar (AMT, sigla em inglês) começa a ser testada em frotas de caminhões dos Estados Unidos. Essa inovação, desenvolvida pela Goodyear para veículos comerciais, permite que os pneus se mantenham inflados sem a necessidade de bombas externas ou eletrônicas.

O sistema utiliza a tecnologia de bomba peristáltica para manter a pressão dos pneus nos níveis de segurança indicados. Todos os componentes do AMT, incluindo a bomba, estão totalmente embutidos no pneu.

Desde 2011, a Goodyear está desenvolvendo e testando sua Tecnologia de Manutenção de Ar, que ajuda na economia de combustível e redução de dióxido de carbono enquanto melhora potencialmente a vida útil do pneu, a durabilidade e segurança do revestimento e elimina a necessidade de inflá-los manualmente.

Apenas 44% de todos os pneus de caminhão estão dentro de sua pressão indicada e 7% estão com pressão inferior ou maior. A pressão baixa reduz a vida útil do pneu, em comparação, quando inflados corretamente há emissão mais baixa de poluentes, maior vida útil, segurança reforçada e melhor desempenho do veículo.

"Este é um marco importante no desenvolvimento do AMT para o mercado de caminhões comerciais", disse Joseph Zekoski, diretor técnico da Goodyear. "Os pneus equipados com a tecnologia AMT tiveram um bom desempenho nos testes e estamos ansiosos para entregar esse produto aos nossos clientes na próxima fase de testes".  

Embora ainda esteja em desenvolvimento, a AMT foi premiada como uma tecnologia inovadora por renomadas revistas: A Car & Driver escolheu o AMT como uma de suas “10 tecnologias mais promissoras do futuro", em dezembro de 2011. Já a Popular Mechanics deu ao AMT o Prêmio de Inovação de 2012. Para a Revista Time, o AMT é uma das "Melhores Invenções do Ano de 2012".

Fonte: Fonte: Redação Oficina Ideal e Assessoria Goodyear




15/12/2014 TecnologiaMecânica

ContiTech lista seis dicas para identificar correias falsificadas

Proprietários de veículos, profissionais e varejistas do setor automotivo devem ficar atentos. As autopeças estão em primeiro lugar no ranking de falsificações de produtos, segundo a ABCF (Associação Brasileira de Combate à Falsificação). Além de afetar o mercado, que devido a este problema tem prejuízos que chegam a R$ 3 bilhões ao ano, essa prática coloca vidas em risco, já que os produtos pirateados não atendem aos padrões de engenharia e normas técnicas de segurança. Uma correia dentada original, por exemplo, é fabricada com alto nível de tecnologia embarcada e projetada para resistir às situações de uso mais extremas do motor.

Segundo a ContiTech, marca do Grupo Continental especializada em componentes automotivos à base de borracha, a correia falsificada pode causar danos ao motor, como empenamento das válvulas de admissão e escape e desgaste no cabeçote.

A quebra deste componente pode fazer com que o reparo do motor fique muito caro, além de impossibilitar o uso do carro. E, mais grave, se a correia quebrar com o veículo em movimento, aumenta-se o risco de acidente. Veja algumas dicas para evitar o uso de uma correia falsificada:

1. Confira o número de série, único para cada peça. O ideal é comparar com as demais peças da loja ou oficina para verificar se o código é exclusivo.

2. Cheque a identificação. As peças da ContiTech têm um código chamado Data Matrix que funciona como uma espécie de QR Code, código de barras que pode ser facilmente lido usando a maioria dos telefones celulares. Se o aparelho não reconhecer, certamente a peça é falsa.

3. Compare os dados. Ao abrir o Data Matrix no celular, aparecerá uma sequência de números. Basta comparar os primeiros dígitos com o número de série da peça. Eles devem ser iguais.

4. Verifique a embalagem. Correias dentadas originais de fábrica são embaladas em caixas lacradas, elas nunca vêm soltas em embalagens plásticas ou presas com fita adesiva. Já as correias V e Multi V da ContiTech são apenas envolvidas por uma embalagem chamada luva.

5. Pesquisar os preços. Peças baratas demais devem ser avaliadas. É fundamental pesquisar preços e desconfiar de produtos cujo valor esteja muito abaixo do praticado no mercado.

6. Exigir nota fiscal. Esta é outra forma de comprovar a autenticidade da peça. E mais: com ela, é possível reivindicar a garantia do produto em caso de defeito.

Consumidores com dúvidas sobre correias automotivas podem entrar em contato direto com a ContiTech, pelo telefone (11) 5070-1100 ou por e-mail contitech-correias@contitech.com.br.

Fonte: Oficina Ideal e Assessoria Continental




27/05/2014 TecnologiaMecânica

Philips lança lâmpada automotiva na cor verde e amarela

A Philips, uma das principais empresas de tecnologia do mundo, lançou no último mês a nova lâmpada automotiva Color Vision Torcida Brasileira, que contam com as cores verde e amarela. Com o intuito incentivar os consumidores na torcida pelo Brasil durante a Copa do Mundo da FIFA 2014, o produto garante um facho de luz branca 60% mais potente.

Em 2014 a companhia celebra 100 anos de iluminação automotiva, e foi pensando nisso que decidiram lançar este novo produto que disponibiliza ao motorista melhor visibilidade das pistas, oferecendo segurança e traquilidade.

Com este lançamento, a Philips pretende atrair a atenção de pessoas que irão torcer pela seleção brasileira. “Sabemos que o consumidor busca sempre um diferencial na hora de personalizar seu carro e achamos importante incentivar a torcida pelo Brasil este ano”, afirma a gerente de iluminação automotiva da Philips, Juliana Gubel.

As lâmpadas estarão disponíveis nos formatos H4 e H7 e contam com alta resistência aos raios UV e umidade. São feitas em quartzo de vidro de alta qualidade, e a alteração das lâmpadas dos faróis por Color Vision Philips Torcida Brasileira é permitida pela legislação e podem ser utilizadas em qualquer veículo que aceitam estes formatos. 

Redação Oficina Ideal




14/04/2014 Tecnologia

Internet dentro e fora do seu carro

A BOSCH está transformando a maneira como dirigimos, no intuito de inovar, trazer melhorias e elevar a qualidade de vida dos motoristas. A empresa propõe a integração entre carro e a rede de computadores. Veículos automatizados e conectados podem, por exemplo, melhorar o fluxo de tráfego em até 80% ou garantir uma mobilidade segura e confortável para pessoas de mais idade.

Os condutores poderão acessar os principais aplicativos de seus smatphones pelo painel do carro. Sistemas mais autônomos e inteligentes poderão auxiliar as pessoas em caso de incidente em uma via. Um exemplo existente a ser citado é o aplicativo chamado eCall, responsável por ativar os serviços de emergência quando ocorre um acidente. Acionado ao mesmo tempo do airbag, é responsável por convocar o socorro da maneira mais rápida possível, garantindo ao motorista um serviço de emergência mais veloz e eficaz.

A conectividade não precisa estar restrita ao que acontece dentro do veículo, com um sistema de internet intuitiva o carro estará conectado com a infraestrutura do tráfego ao redor. Com inovações e soluções que poderão chegar muito em breve, a BOSCH está trabalhando para que novas tecnologias, como a realidade aumentada, estejam integradas aos carros em pouco tempo. Um pára-brisa poderá trazer informações que complementem a visão do condutor, notícias sobre o trânsito, trazer dados da rodovia e que trajetórias tomar, tudo isso em tempo real.

Os dados coletados de cada veículo poderão ser enviados a um banco de dados, atualizados com freqüência, analisados e comparados com veículos que tenham as mesmas características. Isso permitirá, também, que seja possível prever quando uma peça do carro terá que ser trocada, gerando maior economia e impedindo que o motorista seja pego desprevenido em uma viajem na estrada.

A conectividade está alterando a vida das pessoas de maneira bastante significativa. Junto com a indústria automotiva, ela está a caminho de se tornar uma megatendência. Essas soluções poderão auxiliar o motorista a encontrar restaurantes que ele deseja, postos de gasolinas próximos quando ocorrer uma emergência e até mesmo uma central de abastecimento para os carros que forem movidos à energia.

Os engenheiros da BOSCH veem a conectividade como uma forma de o condutor ter acesso ao que acontece ao seu redor, além de ser uma maneira de fornecer dados que podem auxiliar outros condutores. Um carro que estiver próximo a um acidente poderá enviar informações da área a uma central, que logo após receber os dados poderá informar a outros motoristas que evitem o local.

A proteção de dados e a privacidade dos motoristas também são aspectos levados em conta. Ao estabelecer uma conectividade e troca de informações, é de extrema prioridade garantir que dados pessoais e informações sigilosas sejam mantidas em segurança.

Fonte: Oficina Ideal

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