OFICINA IDEAL

Encontre aqui seu fornecedor ideal Mais de 2.000 empresas cadastradas, mais de 3.000 produtos e serviços disponíveis
Entidades Colaboradoras
Esqueceu sua senha? Não tem login e senha? Cadastre-se aqui!




05/09/2012 Montagem

Qual é a estrutura ideal de uma oficina de reparação automotiva hoje?

A preocupação com o meio ambiente tem sido um dos pontos mais discutidos, e que tem gerado grandes mudanças em diversos setores. Consequentemente, o segmento de reparação automotiva não poderia ficar de fora, já que está em constante expansão, em virtude do aumento de veículos circulantes.

Se as montadoras devem obedecer às leis e normas que regem a fabricação de automóveis em seu país, por que seria diferente para as oficinas de reparação automotiva? Está previsto que, mais cedo ou mais tarde, esses veículos precisarão de manutenção. E as oficinas, estarão prontas para atendê-los? Sabemos que o crescimento, sem um planejamento de toda uma estrutura, pode não só comprometer a realização dos trabalhos, assim como expor as oficinas a autuações caso, contribuam para a degradação do meio ambiente.

Quando uma oficina de reparação automotiva se torna ambientalmente correta, seu processo de reparação é eficaz, motivo pelo qual determinados equipamentos exigem profissionais capacitados para operá-los. Logo, ser uma oficina ambientalmente correta está além das mudanças culturais, e deve envolver toda a equipe em um compromisso único, pois a cada olhar acentuado dos clientes é possível perceber o nível de capacitação da oficina no momento da entrega de seu veículo.

Então, vamos pintar de verde?

A missão não é das mais fáceis, mas também não é tão complexa, principalmente quando começa a ser perceptível a redução de tempo e custos. Para quem deseja iniciar sua empreitada com o pé direto, é essencial aderir às informações e, a seguir, ao projeto. Para os que atuam na área, cabe analisá-las, verificar o que é melhor, adequando-as à sua estrutura, planejando as mudanças ao longo do tempo. Nos próximos artigos nós vamos entender a estrutura de cada setor de uma oficina de reparação automotiva, para que esta possa alcançar a excelência ambiental.

Implantando a estrutura

A definição e criação de sistemas para tratamento e acondicionamento de resíduos são primordiais para a oficina, sendo esses os mecanismos pertencentes ao processo de reparação.

 

  1. OFICINA:

 

Para se ter uma oficina ambientalmente correta é necessário:

 

Planejamento:

• Impermeabilização do piso das áreas operacionais;

Este revestimento não só permite auxiliar a captação de líquidos em caso de possíveis derramamentos, como evita que penetrem no pavimento ou no solo. 

• Canaletas ao redor das áreas de serviço;

Um sistema simples e muito eficiente, em que as canaletas captam líquidos derivados de derramamentos ou lavagem, direcionando-os para a caixa de separação de água e óleo.

• Caixa de separação de água e óleo;

Por intermédio de sistemas de filtragem e decantação, são retidos os hidrocarbonetos (óleo, solventes etc.) e materiais sólidos. Ao final, a água irá para o esgoto isenta de substâncias contaminantes;

• Área apropriada para armazenagem de produtos;

-Olocal destinado para armazenar produtos, tanto novos quanto usados, deve possuir revestimento, ser ventilado e isolado;

• Sistema de contenção para as áreas de armazenagem de líquidos e lubrificantes;

-Deve possuir drenagem e contenção ao redor, em especial a área destinada a produtos usados, como: líquidos, óleos e fluidos, onde os tambores deverão estar cercados com muro de no mínimo 0,30 m de altura, com volume proporcional ao armazenado;

• Sistema para reutilização de água;

-Criação de tanques para captação e tratamento de água de chuva, pias e chuveiros para lavagem de áreas onde não é necessário o uso de água potável;

• Telhas translucidas;

Aproveitar a iluminação natural durante o dia, substituindo total ou parcialmente o telhado com telhas translúcidas para reduzir a necessidade de manter todas as lâmpadas acesas.

Semana que vem continuaremos com os seguintes itens: Sistemas ecoeficientes, Controle e prevenção e muito mais.

 

Acesse as outras partes da nossa série:

Parte 2

Parte 3

Parte 4

*Coordenador técnico da área de consultoria do CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), Marcos Carvalho realiza assessorias para oficinas de reparação automotiva e concessionárias multimarcas em todo o País no que diz respeito ao desenvolvimento de layouts produtivos, projetos pneumáticos, luminotécnicos e de processos de reparação. Com formação técnica em ajustagem, funilaria e graduado em produção, todas pelo SENAI. Marcos Carvalho acumula uma experiência de mais de 28 anos de trabalho no mercado da reparação automotiva.

Principais projetos (cases) já realizados

·Fluxogramas e processos de toda a rede Scania;

· Assessoria e elaboração de manual para montagem de oficinas da ODEBRECHT;

·Assessoria técnica a JR Diesel (desmonte, reparação e reciclagem de caminhões);

·Assessoria as grandes montadoras para auxílio às concessionárias no que tange a produtividade e rentabilidade.

Marcos Carvalho
Home | Portal Colaborativo | Objetivos | Por que se Cadastrar | Perguntas Frequentes | Anuncie em 3D
Fale Conosco | Painel Interativo | Busca por Categoria | Busca 3D

Desenvolvido por House Press Propaganda • Copyrigth 2011 • Todos os direitos reservados
Portal Oficina Ideal • Rua Carneiro da Cunha, 167 Conj. 45 • Saúde • São Paulo SP • CEP 04144-000 • Fone: (11) 5584-6762