OFICINA IDEAL

Encontre aqui seu fornecedor ideal Mais de 2.000 empresas cadastradas, mais de 3.000 produtos e serviços disponíveis
Entidades Colaboradoras
Esqueceu sua senha? Não tem login e senha? Cadastre-se aqui!




16/09/2016 Tecnologia

Bosch apresenta soluções inteligentes para as oficinas do futuro

A interação das oficinas mecânicas com os serviços baseados na web e a aplicação da realidade aumentada estarão entre as novidades que a Bosch apresentará durante a Automechanika 2016, que ocorrerá no período de 13 a 17 de setembro, em Frankfurt. No estande da empresa, localizado no corredor nove, será possível vivenciar o ambiente de uma oficina conectada e, para tanto, serão realizadas diversas apresentações que permitirão aos visitantes conhecer as últimas novidades de maneira interativa. 
 
O processamento de dados, a Internet das Coisas e o aumento da conexão entre os produtos trarão um grande potencial de desenvolvimento para as oficinas mecânicas, já que os recursos facilitam administrar o cronograma dos agendamentos e as etapas de todo o trabalho. As informações e o histórico de manutenção do veículo já estarão disponíveis antes mesmo dele chegar à oficina, pois os sistemas trocarão automaticamente dados uns com os outros e o mecânico poderá acessar, em tempo real, as principais informações do fabricante. 
 

Oficinas conectadas: Bosch Connected Repair 

 
Durante a Automechanika 2016, a Bosch lançará o software Connected Repair, que conecta todos os equipamentos Bosch já disponíveis na oficina. Uma vez coletados, os dados do veículo também ficam disponíveis para serem acessados em outros computadores e sistemas interligados em rede. 
 
Com isso, o mecânico terá acesso ao histórico completo do veículo em diferentes esta ções de trabalho e a qualquer momento, basta inserir a número da placa e/ou chassi no computador. Além disso, o software utiliza uma identificação inovadora, que permite realizar testes individuais para complementar os parâmetros específicos do veículo analisado. Numa visita futura à oficina, estes dados são utilizados novamente para facilitar os processos e evitar a duplicação desnecessária de trabalho. 
 
Outro diferencial dessa solução Bosch é o uso de um recurso de foto, que possibilita documentar a condição do veículo em um protocolo padronizado e pronto para impressão, o que permite informar aos clientes sobre as reparações necessárias de forma transparente. 
 
Para um melhor desempenho do software, a Bosch recomenda que o Connected Repair utilize um servidor independente, com isso as informações sobre o veículo podem ser armazenadas em uma unidade central e acessadas, se necessário, em estações de trabalho individuais. 
 
Até o momento, os equipame ntos que podem se conectar com o Bosch Connected Repair são: 
 
- Recicladora de ar-condicionado ACS 752 
- Esitronic 2.0 / KTS 5xx workshop-software package 
- Alinhadores de pneu FWA 9000 e FWA 4630 
- Analisador de motor FSA 500 
 
Até o fim de 2016, outros sistemas também estarão conectados: 
 
- Analisador de motor FSA 7xx 
- Alinhador de farol HTD 815 
- Analisadores de gases BEA 750 e BEA PC DE 
 

Realidade aumentada: de olho na informação na hora certa

 
Informações apresentadas por realidade aumentada é a chave para um mundo tecnológico cada vez mais sofisticado e conectado. Está cada vez mais difícil para a mecatrônica automotiva ter todo o conhecimento necessário e aplicá-lo em conformidade nas tarefas do dia a dia. Ter a possibilidade de acessar as informações mais atualizadas, no momento certo, aumenta a compreensão do produto e economiza tempo dentro da oficina. Essas ações se traduzem em qualidade nas reparações , melhor atendimento aos clientes e menos tempo do veículo parado na oficina. 
 
Apontando a câmera para o veículo, a informação adicional pode ser integrada à imagem real usando um computador, tablet ou óculos inteligentes. A informação pode chegar a partir de textos e instruções explicativas, manuais ou diagramas, objetos tridimensionais, fotos ou vídeos. Desta forma, mesmo componentes ocultos ou cabos podem ser exibidos - uma característica tida como muito importante pelos mecatrônicos, com isso o tempo necessário para executar tarefas de reparação mais sofisticados podem ser reduzidas de 10% a 15%. 
 
Com o objetivo de aumentar a eficiência, a Bosch criou uma Plataforma de Realidade Aumentada Comum (CAP), que permite a integração fácil e rápida de conteúdos digitais e visuais com a documentação técnica. Este sistema multi-plataforma funciona de maneira independente a partir de tecnologias de rastreamento e processamento específicos. A Bosch estima que as pri meiras oficinas estarão atuando com essas aplicações de realidade aumentada já em 2018. 
 
Durante o evento, os visitantes também terão a oportunidade de conhecer as novas soluções telemáticas para pequenas e médias empresas, disponíveis para os clientes das oficinas. As marcas Beissbarth, Robinar, Sicam e OTC - todas do Grupo Bosch - também estarão apresentando suas últimas novidades durante a Automechanika. 
Fonte: Bosch
Home | Portal Colaborativo | Objetivos | Por que se Cadastrar | Perguntas Frequentes | Anuncie em 3D
Fale Conosco | Painel Interativo | Busca por Categoria | Busca 3D

Desenvolvido por House Press Propaganda • Copyrigth 2011 • Todos os direitos reservados
Portal Oficina Ideal • Rua Carneiro da Cunha, 167 Conj. 45 • Saúde • São Paulo SP • CEP 04144-000 • Fone: (11) 5584-6762