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16/09/2016 Tecnologia

Bosch apresenta soluções inteligentes para as oficinas do futuro

A interação das oficinas mecânicas com os serviços baseados na web e a aplicação da realidade aumentada estarão entre as novidades que a Bosch apresentará durante a Automechanika 2016, que ocorrerá no período de 13 a 17 de setembro, em Frankfurt. No estande da empresa, localizado no corredor nove, será possível vivenciar o ambiente de uma oficina conectada e, para tanto, serão realizadas diversas apresentações que permitirão aos visitantes conhecer as últimas novidades de maneira interativa. 
 
O processamento de dados, a Internet das Coisas e o aumento da conexão entre os produtos trarão um grande potencial de desenvolvimento para as oficinas mecânicas, já que os recursos facilitam administrar o cronograma dos agendamentos e as etapas de todo o trabalho. As informações e o histórico de manutenção do veículo já estarão disponíveis antes mesmo dele chegar à oficina, pois os sistemas trocarão automaticamente dados uns com os outros e o mecânico poderá acessar, em tempo real, as principais informações do fabricante. 
 

Oficinas conectadas: Bosch Connected Repair 

 
Durante a Automechanika 2016, a Bosch lançará o software Connected Repair, que conecta todos os equipamentos Bosch já disponíveis na oficina. Uma vez coletados, os dados do veículo também ficam disponíveis para serem acessados em outros computadores e sistemas interligados em rede. 
 
Com isso, o mecânico terá acesso ao histórico completo do veículo em diferentes esta ções de trabalho e a qualquer momento, basta inserir a número da placa e/ou chassi no computador. Além disso, o software utiliza uma identificação inovadora, que permite realizar testes individuais para complementar os parâmetros específicos do veículo analisado. Numa visita futura à oficina, estes dados são utilizados novamente para facilitar os processos e evitar a duplicação desnecessária de trabalho. 
 
Outro diferencial dessa solução Bosch é o uso de um recurso de foto, que possibilita documentar a condição do veículo em um protocolo padronizado e pronto para impressão, o que permite informar aos clientes sobre as reparações necessárias de forma transparente. 
 
Para um melhor desempenho do software, a Bosch recomenda que o Connected Repair utilize um servidor independente, com isso as informações sobre o veículo podem ser armazenadas em uma unidade central e acessadas, se necessário, em estações de trabalho individuais. 
 
Até o momento, os equipame ntos que podem se conectar com o Bosch Connected Repair são: 
 
- Recicladora de ar-condicionado ACS 752 
- Esitronic 2.0 / KTS 5xx workshop-software package 
- Alinhadores de pneu FWA 9000 e FWA 4630 
- Analisador de motor FSA 500 
 
Até o fim de 2016, outros sistemas também estarão conectados: 
 
- Analisador de motor FSA 7xx 
- Alinhador de farol HTD 815 
- Analisadores de gases BEA 750 e BEA PC DE 
 

Realidade aumentada: de olho na informação na hora certa

 
Informações apresentadas por realidade aumentada é a chave para um mundo tecnológico cada vez mais sofisticado e conectado. Está cada vez mais difícil para a mecatrônica automotiva ter todo o conhecimento necessário e aplicá-lo em conformidade nas tarefas do dia a dia. Ter a possibilidade de acessar as informações mais atualizadas, no momento certo, aumenta a compreensão do produto e economiza tempo dentro da oficina. Essas ações se traduzem em qualidade nas reparações , melhor atendimento aos clientes e menos tempo do veículo parado na oficina. 
 
Apontando a câmera para o veículo, a informação adicional pode ser integrada à imagem real usando um computador, tablet ou óculos inteligentes. A informação pode chegar a partir de textos e instruções explicativas, manuais ou diagramas, objetos tridimensionais, fotos ou vídeos. Desta forma, mesmo componentes ocultos ou cabos podem ser exibidos - uma característica tida como muito importante pelos mecatrônicos, com isso o tempo necessário para executar tarefas de reparação mais sofisticados podem ser reduzidas de 10% a 15%. 
 
Com o objetivo de aumentar a eficiência, a Bosch criou uma Plataforma de Realidade Aumentada Comum (CAP), que permite a integração fácil e rápida de conteúdos digitais e visuais com a documentação técnica. Este sistema multi-plataforma funciona de maneira independente a partir de tecnologias de rastreamento e processamento específicos. A Bosch estima que as pri meiras oficinas estarão atuando com essas aplicações de realidade aumentada já em 2018. 
 
Durante o evento, os visitantes também terão a oportunidade de conhecer as novas soluções telemáticas para pequenas e médias empresas, disponíveis para os clientes das oficinas. As marcas Beissbarth, Robinar, Sicam e OTC - todas do Grupo Bosch - também estarão apresentando suas últimas novidades durante a Automechanika. 
Fonte: Bosch




14/07/2016 Tecnologia

Ford divulga superpreparação dos pilotos do GT em vídeo

Principal patrocinadora de uma das mais renomadas provas automobilísticas do mundo, a Ford lançou no último mês de junho um vídeo em que mostra a preparação dos pilotos Stefan Mucke e Harry Tincknell para as provas da temporada 2016 do Ford GT.
 
A peça publicitária traz um pouco da rotina dos esportitas, que precisam treinar intensamente para suportar o batimento cardíaco acelerado por um longo tempo e a alta temperatura na cabine, que pode chegar a 50 graus.
 
Os pilotos também precisam fortalecer os músculos do pescoço para que resista às forças de aceleração, que podem chegar a 3 G. A ergonomia do carro também é estudada para evitar problemas como lesões nas nádegas, cãibras nas canelas a espasmos na cabeça e nos ombros.
 

Alta performance

 
Capazes de perder em média três litros de água em um período de três horas, os esportistas precisam seguir uma dieta exclusiva e balanceada. O ideal é tomar cerca de 12 litros a cada 24 horas.
 
Por ser uma prova disputada em duplas, cada membro da equipe dirige em média oito horas em um período de um dia. Para recuperar as forças, é recomendável que no período fora do volante, o piloto aproveite o tempo para dormir e repor as energias.
 
Confira um pouco mais sobre essa modalidade apoiada pela Ford assistindo ao vídeo a seguir: https://youtu.be/iH_xve-mQzw
 
Fonte: Ford




01/06/2016 TendênciaTecnologia

Montadora cria site para venda de peças genuínas de veículos antigos

Conhecida montadora de veículos alemã, a Mercedes-Benz apresentou recentemente o site “Peças Clássicas Mercedes-Benz” ” (www.pecasclassicasmercedes.com.br). A página, que é mais uma inovação da companhia na área de e-commerce, é voltada especificamente para a  comercialização de peças genuínas de veículos comerciais antigos da marca, como os caminhões e as linhas MB 180 D e Sprinter.
 
A empresa passa agora a oferecer por meio desta iniciativa diversas peças de reposição, jogos de reparo, kits e acessórios, entre outros. Para Silvio Renan, diretor de Peças & Serviços ao Cliente Brasil da Mercedes-Benz, “O grande diferencial desta novidade são os preços muito atrativos, com descontos de até 75% no custo da peça e frete grátis, além da opção de parcelamento em até 10 vezes”.
 
Além de poder fazer suas compras pela Internet, o cliente também escolhe o concessionário onde prefere retirar seus pedidos. Os itens comercializados no site trazem a garantia de fábrica assim como as demais peças de reposição da marca.
 

Próximas novidades

 
A criação do site “Peças Clássicas Mercedes-Benz” – que, em breve, também incluirá itens de ônibus – é fruto da parceria entre a Mercedes-Benz e a Rede de Concessionários. A empresa administra o site e fornece as peças, enquanto a comercialização é feita por intermédio da Rede, que também cuida da entrega dos pedidos, conforme a escolha dos clientes.
 
O site disponibiliza várias ferramentas para facilitar a consulta dos clientes, como Minha Compra, Meus Pedidos, Fale Conosco, busca por categoria de peças, acessórios e linha de veículos. Além disso, há uma seção de dúvidas, que traz informações sobre como comprar, pagamento e envio, segurança, garantia, trocas e devoluções.
Fonte: Mercedes-Benz




13/04/2016 Tecnologia

Delphi lança Bobina de Ignição para o mercado de reposição

Com produtos reconhecidos no mercado por sua qualidade e tecnologia original, a Delphi apresenta para seus clientes, ampliando seu portfólio de soluções completas, uma nova Bobina de Ignição que oferece cobertura para mais de 290 mil veículos.

O produto possui aplicação para os veículos up!, Fox BlueMotion, Golf e Audi A3 e foi fabricado especificamente para essas aplicações, garantindo o bom funcionamento da peça e oferecendo ainda mais segurança ao motorista.

O código referente ao novo produto é GN10631.

Para mais informações sobre o produto ou sobre a empresa, acesse www.delphi.com.br.

Fonte: Delphi




09/03/2016 TecnologiaMecânica

STOCK CAR 2016 DÁ A LARGADA COM PASTILHA OFICIAL FRAS-LE

A Fras-le deu a largada na temporada da Stock Car 2016 como a pastilha oficial da competição, graças à recente parceria com a Vicar Promoções Desportivas, promotora  da mais competitiva categoria do automobilismo brasileiro, cujos carros podem atingir até 250 km/hora. A estreia ocorreu no dia 06 de março, na 1ª etapa do Campeonato, em Curitiba (PR), com a Corrida de Duplas.  Antes disto, no dia 02 de março, a empresa foi apresentada oficialmente para as equipes e pilotos como fornecedora oficial da Stock Car. 

Na ocasião, dentre as ações preparadas para o evento, a Fras-le recebeu alguns de seus principais clientes da região que puderam participar da emoção de ver de perto toda a corrida e os mais prestigiados pilotos e suas equipes.As novas pastilhas que já estão equipando os carros retratam as inovações em projetos, processos e matérias-primas e da estrutura tecnológica do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Fras-le, em Caxias do Sul (RS).

As próximas provas acontecem no Velopark (RS), dia 10 de abril, seguida pela de Goiânia (GO), Santa Cruz do Sul (RS), Tarumã (RS), Cascavel (PR), Interlagos (SP), Londrina (PR), Brasília (DF) e Curvelo (MG).

O campeonato da Stock Car é integrado também por outras competições como o Campeonato Brasileiro de Turismo, Copa Petrobras de Marcas, Fórmula 3 Brasil e a  Mercedes-Benz Challenge. Mais detalhes podem ser conferidos acessando o site:  www.stockcar.com.br

Perfil - Uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le. Fabrica pastilhas e lonas para freios, revestimento de embreagens, produtos industriais e especiais para aplicação em caminhões, semirreboques, ônibus, automóveis, motocicletas, tratores, metrôs, trens, elevadores, aviões, máquinas industriais, sondas petrolíferas, entre outros.

Fras-le




01/03/2016 Tecnologia

Número de carros com sistema ESP de série cresceu 22,3% em 2015

Cresceu o número de carros disponíveis no mercado com o sistema ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade) como item de série no último ano, de acordo com estudo produzido pelo CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária). No levantamento, foram considerados 299 modelos de veículos nacionais e importados à venda no país em 2015. Das 917 versões disponíveis no mercado, em 549 o item era de série; em 2014, apenas 499 eram equipadas com a tecnologia, o que representa um aumento de 22,3%. No Brasil, a disponibilização de fábrica do ESP pelas montadoras será obrigatória para todos os veículos a partir de 2022.

O estudo mostra ainda que, para os modelos produzidos no país e na América do Sul, o crescimento das versões com o item de segurança de série foi de 49,4% em 2015, se comparado com o ano anterior. Entre os importados à venda no país, o aumento foi de 19,9% no mesmo período. “O fato de as montadoras oferecerem uma gama maior de versões com o ESP como item de fábrica mostra o empenho das marcas em produzir veículos mais tecnológicos, mas ao mesmo tempo mais seguros para seus clientes”, afirma Emerson Feliciano, superintendente técnico do CESVI BRASIL.

O levantamento mostra que, na categoria mais popular do mercado, a dos hatches compactos, 18,5% possuem ESP como item de série e 81,5% não oferecem o sistema nem como opcional. Na categoria dos hatches médios, no entanto, 82,5% das versões de fábrica possuem ESP.

Nos sedans compactos, 12% das versões analisadas contam com o ESP de série; já nos sedans médios, um dos segmentos mais concorridos do mercado brasileiro, a porcentagem é superior, com 67% das versões com o item de fábrica.

No estudo, as picapes compactas lideram como a categoria que menos conta com o item de série. 89% das versões não são equipadas com o ESP. Nos veículos esportivos, por outro lado, 81% das versões já saem das fábricas com o sistema. Em 2015, quem optou por um sedan de luxo encontrou o ESP em todas as versões disponíveis no mercado, antes mesmo de pegar as chaves.

“Desde o ano passado, temos notado um esforço maior por parte das montadoras em disponibilizar o ESP na produção dos seus modelos. Embora o item seja obrigatório para todos os veículos somente em 2022, ele representa uma maneira eficaz de dar mais segurança ao motorista caso seja preciso corrigir bruscamente a trajetória do veículo, especialmente em pisos de baixa aderência, como lamaou asfalto molhado”, finaliza Feliciano.

Fonte: Cesvi Brasil




08/01/2016 TendênciaTecnologiaNovidades do Portal

Audi inicia produção do A3 Sedan 2.0 no Brasil

A Audi do Brasil deu início à produção da versão top de linha do A3 Sedan na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Equipado com motor 2.0 Turbo FSI a gasolina de 220 cv de potência, que substitui o importado 1.8 TFSI de 180 cv, o modelo tinha previsão de chegar às concessionárias da marca de todo o País no fim de 2015.

“A ampliação da produção no Brasil com mais uma versão do A3 Sedan é um importante marco na estratégia de globalização da Audi”, afirma Dr. Bernd Martens, membro do Conselho Administrativo da AUDI AG responsável por compras. “O próximo passo será o início da produção do Q3 no Paraná, ainda neste primeiro semestre de 2016. Isso reforçará o papel do Brasil como mercado-chave para o crescimento internacional da Audi”, completa.

O A3 Sedan 2.0, segundo veículo a ser fabricado na unidade de São José dos Pinhais (PR), reforça a linha do modelo mais vendido pela marca no País. A versão top de linha Ambition do A3 Sedan traz uma lista de equipamentos de série recheada, amplo espaço interno e o acabamento sofisticado. O motor 2.0 TFSI reúne tecnologias modernas para oferecer mais desempenho, com potência de 220 cv e torque máximo de 350 Nm. Com esse conjunto, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e chega aos 250 km/h de velocidade máxima.

“Acreditamos que a nova versão do A3 Sedan fabricada em São José dos Pinhais, ainda mais esportiva e requintada, fará muito sucesso no Brasil. Apesar do cenário desafiador na economia, a Audi acredita no potencial do mercado premium brasileiro e reforça o seu comprometimento com o desenvolvimento do País", afirma Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil.

Fonte: Audi




22/12/2015 Meio AmbienteTecnologia

Mais opções para o mercado de reposição

Presente em mais de 33 países, a Delphi está aumentando seu portfólio com objetivo de oferecer soluções em produtos e serviços mais completas para o mercado de reposição.  

Entre as novidades, a empresa está trazendo ao mercado brasileiro os Reguladores de Pressão (com e sem orifício) para tomada de pressão atmosférica, que complementa a antiga linha, mantendo as características da tecnologia original. Ao todo, o novo produto tem mais de 40 aplicações com cobertura para mais de cinco milhões de veículos.

Os Cabos de Ignição são outra novidade da companhia. Eles apresentamconexão perfeita para o sistema de ignição, tecnologia a prova de falhas que garante redução de gasto de combustível, retomadas mais rápidas e redução dos níveis de emissão de poluentes. São mais de 10 aplicações que cobrem mais de um milhão de veículos.

Mais resistentes a altas, as novasTampas de distribuidor também já estão disponíveis no mercado. Elaspossuem maior isolamento térmico, evitando falhas de ignição. Destinadas a mais de 40 aplicações, a solução cobre mais de um milhão de veículos.

Fonte: Delphi




09/12/2015 Tecnologia

Delphi celebra marca de 30 milhões de bicos injetores produzidos no Brasil

A Delphi realizou na último dia 25 de novembro, na fábrica de Piracicaba, localizada no interior de São Paulo, uma cerimônia especial para celebrar os 30 milhões de bicos injetores produzidos na unidade brasileira desde o início da década de 1990.

“Esta conquista em Piracicaba está sendo celebrada pela Delphi no mundo todo. Nós temos muito orgulho de nossa história e dos funcionários que fazem parte dessa conquista”, declarou Lupércio Zanardo, Diretor Adjunto de Operações da divisão Powertrain da Delphi. “A qualidade de nossos produtos é reconhecida pelo mercado e esse trabalho de excelência só é possível com a dedicação e o comprometimento de nossa equipe”, completou.

Os injetores da Delphi possibilitam uma maior economia de combustível e reduzem a emissão de poluentes. Entre eles, destacamos os injetores aquecidos, uma tecnologia que elimina o “tanquinho” de gasolina e proporciona expressiva redução de emissões no uso de Etanol, que é aquecido pelo próprio injetor – um verdadeiro diferencial tecnológico. A tecnologia Delphi pode ser usada em carros ou motos e possibilita a partida com Etanol, mesmo em temperaturas subzero.

O aquecimento do combustível ocorre nos primeiros pulsos de injeção, o que garante maior eficiência e pode reduzir ou até eliminar o tempo de pré-aquecimento, dependendo da temperatura do motor. A tecnologia oferece mais conforto e segurança aos usuários, que não precisam preocupar-se com o abastecimento de um segundo tanque de combustível no veículo.

Delphi em Piracicaba

A planta da Delphi em Piracicaba iniciou suas atividades em maio de 1991. A fábrica é responsável pela produção de coletores de admissão, bombas de combustível, bobinas de ignição, injetores de combustível, galerias de combustível, válvulas de controle de aceleração, sensores, atuadores e módulos de bomba de combustível.

A Delphi também conta com um Centro Tecnológico em Piracicaba que, além de sua competência no desenvolvimento de novas tecnologias e aplicações, está habilitado pelo Inmetro para certificação de veículos em testes de emissões conforme normas europeias e do Mercosul. A Delphi, além de ser a primeira empresa a demonstrar o funcionamento da tecnologia bicombustível para motocicletas, também é pioneira no desenvolvimento de tecnologias multicombustíveis para veículos comerciais e de passeio. O Centro Tecnológico está entre os 15 que a empresa possui no mundo todo.

Fonte: Delphi




23/10/2015 TecnologiaFunilariaMecânicaPinturaMontagem

Chevrolet lança site de consulta e venda on-line de peças genuínas

Em um mundo cercado de modernidades, a tecnologia acaba sendo a melhor ferramenta das oficinas. E foi pensando em facilitar e agilizar a vida do reparador independente que a GM lança o site “Peça Chevrolet”, o primeiro desenvolvido por uma grande fabricante de automóveis a oferecer opção de consulta e compra online de peças.

De fácil navegação, o site traz diversas funcionalidades, como o catálogo digital de peças de todos os modelos Chevrolet comercializados no país desde 1964, nacionais e importados. Isso permite ao reparador encontrar rapidamente a peça correta a ser substituída.

Após escolher os itens desejados, o reparador seleciona uma autorizada e pede que o vendedor envie imediatamente um orçamento. O valor da compra e do frete, assim como a forma de pagamento, são negociados diretamente com a concessionária, sem intermediários, por meio de mensagens escritas em um chat.

Além de texto, o canal também possibilita o compartilhamento de imagens. Dessa forma, o reparador pode certificar-se de que está comprando a peça correta. Outro diferencial do site é que os itens vêm com atestado de originalidade, o que reflete em melhor qualidade e credibilidade ao serviço prestado pela oficina.

“Inovador, o site Peça Chevrolet apresenta-se como a maneira mais inteligente, prática e segura de adquirir um item de reposição original da marca”, destaca Marcelo Santiago, Gerente de e-Commerce para o Brasil e América do Sul. Para o executivo, essa é uma ferramenta que chega para agilizar o trabalho do reparador. “Quanto mais rápido é feito o conserto do veículo do cliente, mais satisfeito ele fica, e abre-se espaço para poder atender um outro carro e, assim, ampliar a receita do estabelecimento”, completa.

As concessionárias Chevrolet das cidades de Sorocaba, Bebedouro e São José dos Campos (SP) foram escolhidas para participar da primeira etapa da implantação do site, que logo habilitará outras autorizadas pelo país.

Para ter acesso ao site (www.pecachevrolet.com.br), o interessado preciso antes fazer o cadastro, que é gratuito. A compra de peças através desta ferramenta é restrita a oficinas.

Veja os recursos do site:

  • Catálogo de peças digitalizados dos carros Chevrolet vendidos no país desde 1964
  • Eventos, novidades e promoções destinadas ao público reparador
  • Orçamentos on-line e possibilidade de negociação de valores e do frete diretamente com a concessionária
  • Canal direto de atendimento ao reparador para consultas rápidas
  • Dicas de reparo passo-a-passo por veículo ou sistemas

Informações importantes sobre os novos carros da linha Chevrolet

Chevrolet

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