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25/07/2016 Capacitação

Henkel e Senai lançam livro sobre reparação automotiva

A Henkel, fabricante de adesivos, selantes e tratamentos de superfícies, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), lançam no dia 26 de julho o livro “A mecânica do automóvel e a reparação proativa”. Com patrocínio da multinacional alemã, a publicação tem autoria de Melsi Maran, professor de automobilística do Senai. A primeira edição será destinada a clientes e parceiros da Henkel e alunos da instituição.

A publicação marca o início de uma parceria mais ampla entre a companhia e a instituição. Até outubro desse ano, a aliança resultará em um novo Centro de Treinamento em Adesivos de Reparação Automotiva na unidade do Senai Ipiranga. A proposta também prevê intercâmbio de alunos entre diversos centros de treinamento da Henkel, incluindo na Alemanha, sede da empresa.

“Esse livro apoiará a formação de alunos e na capacitação da equipe de nossos clientes a fim de suprir a carência de mão-de-obra especializada e resolver as dúvidas de aplicação de nossas soluções” – explica Hugo Ladeira, diretor de Adesivos Industriais da Henkel.

A Henkel é líder mundial em soluções de manutenção e reparo, com um amplo portfólio de adesivos, selantes e lubrificantes das marcas Loctite e Teroson.

Sobre a Henkel Brasil

A Henkel está no Brasil há 60 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Beauty Care, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf Professional.  A Henkel Brasil conta com mais de 900 profissionais distribuídos nas plantas de Diadema, Itapevi e Jundiaí, além de um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo.

Fonte: Henkel Brasil




02/02/2016 TendênciaCapacitação

Monroe lança canal de vídeo no Youtube

Os reparadores automotivos do Brasil já contam com mais uma fonte de informação totalmente gratuita. Uma das principais fabricantes de amortecedores do mundo, a Monroe, lançou recentemente seu canal de vídeos no YouTube. O novo canal de comunicação chama atenção para assuntos do dia a dia do profissional de forma simples e rápida.

Apresentados pelo coordenador de Treinamento Técnico da Monroe, Juliano Caretta, no Centro de Treinamento e Desenvolvimento da empresa, em Mogi Mirim (SP), os vídeos têm no máximo cinco minutos e são destinados a profissionais do segmento automotivo.

“Os vídeos foram desenvolvidos especialmente para o mecânico e têm o objetivo de ampliar as opções de fonte de informação, contribuindo de forma rápida e segura, para a sua qualificação”, diz Caretta. A empresa investe fortemente na formação do profissional do setor automotivo, realizando treinamentos periódicos em sua fábrica localizada no interior de São Paulo.

Técnicas de manuseio e aplicação do produto, como a montagem correta dos amortecedores e procedimento de sangria ou equalização são alguns assuntos abordados nos vídeos, disponíveis no canal Monroe Amortecedores (http://migre.me/sS6Hq). Os conteúdos também podem ser visualizados no site www.monroe.com.br ou na página facebook.com/MonroeAmortecedores.

Fonte: Monroe

Fonte: Monroe




28/01/2016 Capacitação

NGK reformula site e lança vídeos de treinamento de bobinas de ignição

Para oferecer ainda mais praticidade ao profissional da reparação, a especialista em sistema de ignição NGK reformulou o seu site automotivo. Além do novo layout, o portal conta com novas funcionalidades e recursos, proporcionando acesso a informações, materiais e cursos oferecidos pela empresa no www.ngkntk.com.br.
 
Um dos destaques da nova página são cursos online sobre bobinas de ignição, componente lançado no mercado nacional de reposição no segundo semestre de 2015. Os materiais capacitam o mecânico para o uso da peça, auxiliando-o na aplicação, desinstalação e manuseio correto do componente de forma simples e didática. Os filmes podem ser assistidos no próprio site e também é possível emitir o certificado pelo portal da NGK.
 
Também há diversos vídeos sobre velas e cabos de ignição, sensores de oxigênio, terminais supressivos e velas aquecedoras. O acesso aos filmes é livre, sem a necessidade de cadastro ou qualquer contrapartida do usuário. 
 
“O novo site foi desenvolvido especialmente para o mecânico, que pode encontrar informações de qualidade de forma ágil e precisa. O objetivo é contribuir para o aprimoramento técnico desses profissionais, auxiliando-os a solucionar os desafios do dia a dia”, diz Marcos Mosso, chefe de Marketing da NGK do Brasil. Ele ressalta que a empresa também realiza palestras técnicas e visitas periódicas à fábrica de Mogi das Cruzes.
 
Outras Ferramentas
 
O site também oferece a Consulta Rápida, que permite buscar informações por segmento, fabricante, modelo, motor e ano do veículo. A Tabela de Aplicação de 2016 e os informativos técnicos estão disponíveis para download. 
 
A reformulação do portal também priorizou ferramentas interativas como enquetes e é integrado à página da NGK no Facebook. Para solicitar materiais, tirar dúvidas e outras informações o reparador pode entrar em contato com a empresa pelo SAC – 0800 197 112 - de segunda à sexta, das 8h30 às 18h.
Fonte: NGK




10/07/2015 CapacitaçãoDicas de GestãoNormas e LegislaçãoMecânica

Sindirepa e Sebrae lançam cartilha para oficinas mecânicas

O Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria da Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo – lançou no último dia 24 de junho, em parceria com o Sebrae-SP, a cartilha “Oficinas Mecânicas” – material que orienta como montar e manter uma oficina que contém informações sobre legislação, instalações e gestão.

Além da cartilha, a iniciativa também oferece Sebrae-SP oferece uma série de capacitações em que as empresas recebem um diagnóstico dos pontos a serem melhorados no negócio. Com base nessa avaliação, de acordo com o sindicato, os empresários podem participar de uma série de ações especificas para melhorar os processos, inovar na gestão e aumentar o faturamento.

“Com a cartilha e as orientações do Sebrae-SP, o empresário tem à mão um guia prático que serve para quem já está no negócio e precisa estar informado sobre as necessidades e também para os que estão iniciando no setor e podem saber das exigências que envolvem a abertura de uma oficina”, revela Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP.

Para mais informações sobre a cartilha acesse http://www.sindirepa-sp.org.br/.

Sindirepa-SP




12/09/2013 CapacitaçãoDicas de Gestão

Você conhece a assessoria técnica do Conarem?

O serviço de assessoria técnica do engenheiro Roberto Canassa Júnior, que tem garantia da qualidade Mahle Metal Leve, uma parceria do Conarem (Conselho Nacional de Retíficas de Motores), já pode ser contratado por um grupo de retíficas que estejam em uma mesma região. Essa é uma nova forma de aquisição da consultoria para que empresários possam trocar informações por um custo menor.

 A assessoria oferece suporte técnico, avaliando cada área separadamente. O trabalho consiste em análises de causa e efeito em peças, garantia, orientação sobre processos e procedimentos de usinagem e montagem de motores ciclo Otto e Diesel, peças aplicadas e orientações por meio de parecer técnico. “É possível, solicitar a análise da peça que falhou por meio de fotos via e-mail para que identifique as possíveis causas do defeito”, explica o consultor Roberto Canassa Júnior. Caso seja necessário acompanhamento técnico, é feito um estudo criterioso do conjunto/motor com o deslocamento até a retífica.

Além da parte técnica, é realizado treinamento motivacional para promover a conscientização do colaborador de que ele é parte importante do processo de retificação de motor. O curso é apostilado e indicado para todos os departamentos da retífica.

Entre outros resultados, Canassa revela que é possível reduzir custos de garantia. “Tanto a assessoria técnica quanto o treinamento técnico motivacional são muito importantes, já que as empresas devem ter foco em qualidade, agilidade, eficiência e preço para satisfazer seus clientes”, conclui.

Para obter mais informações sobre a consultoria técnica, os interessados devem entrar em contato com o Conarem pelo e-mail: ricardo@conarem.com.br ou pelo telefone (11) 5594-1010 – falar com Ricardo. O site é www.conarem.com.br

Fonte: Oficina Ideal e Verso Comunicação

Fonte:




05/09/2013 Capacitação

Sindirepa-SP firma convênios para análise de crédito e capacitação profissional

Sabendo das dificuldades do setor de reparação de veículos com relação à aprovação de crédito de clientes nas oficinas e também à formação de mão de obra qualificada, o Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo, acaba de firmar mais dois convênios que oferecem serviços nessas áreas aos associados da entidade: TeleCheque e IPP (Instituto Profissionalizante Paulista).

Jovens se capacitam para a entrada no mercado de trabalho

A pareceria com a TeleCheque visa oferecer aos empresários do setor mais segurança para receber cheques de clientes.  Com esta ferramenta de análise de crédito, os empresários terão a garantia do cheque recebido, o que possibilita mais serviços e receita para as oficinas, já que grande parte dos consumidores utiliza esse meio para negociar produtos e serviços.

A análise de crédito, realizada por profissionais, busca sempre identificar o perfil e histórico financeiro do cliente. Em casos de problemas no recebimento, esta parceria inclui a cobrança jurídica. Já o serviço de cheque garantido, após a consulta do cheque, assegura o recebimento. O presidente da entidade destaca um fator interessante deste serviço. A oficina poderá receber cheques de terceiros, pois depois de consultados terão a garantia de recebimento.

Estas duas modalidades permitem ao empresário ampliar a gama de clientes com total garantia de recebimento.

Pela experiência da TeleCheque no ramo, as empresas acabam aumentando suas vendas em torno de 15%.A TeleCheque também oferece seguro para o setor, por meio da Multipluseguros.

Para formação de mão de obra qualificada, o Sindirepa-SP firmou o convênio com o  IPP (Instituto Profissionalizante Paulista) que permitirá promover a capacitação de jovens interessados a ingressar no mercado de trabalho do setor de reparação de veículos. O projeto prevê a criação de cursos específicos para o setor de reparação, com aulas teóricas e práticas para jovens com idades entre 14 e 24 anos. Os alunos receberão certificado e estarão aptos para trabalharem nas oficinas. As empresas também podem indicar jovens para fazerem o curso. Esta parceria é mais uma iniciativa da entidade na busca de promover a capacitação dos profissionais do setor.

O IPP é uma instituição fundada, em maio de 2004, por iniciativa do Rotary Club São Paulo - Avenida Paulista, com o apoio do Citi, e tem como objetivo selecionar, preparar e qualificar jovens de 14 a 24 anos para iniciarem no mercado de trabalho.

Para saber sobre os serviços, os associados ao Sindirepa-SP devem entrar em contato com a entidade pelo telefone (11) 5594-1010 ou pelo e-mail: sindirepa@sindirepa-sp.org.br.

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Jornalista responsável - Majô Gonçalves – MTB 24.475

versocomunicacao@uol.com.br

www.carro100.com.br

www.versoassessoriadeimprensa.com.br

(11) 4102-2000 / 99905-7008

Fonte: Sindirepa




26/03/2013 Capacitação

Aprenda a “traduzir” o chassi

 

Você já aprendeu a ler o Chassi do carro? Consegue identificar o que aquela sequência quer dizer? Também conhecida como VIN (Vehicle Identification Number), essa identificação serve para apontar a procedência e as características do veículo – tudo por meio de uma combinação de 17 caracteres. Baseada em normas, essa combinação permite identificar um veículo em qualquer parte do mundo. Com isso, é possível saber qual é o fabricante, o tipo de veículo, o ano, o modelo e até mesmo o número de série.

Por partes

Essas informações são divididas em três blocos alfanuméricos. Confira:

• WMI (world manufacturer identifier) - Esse primeiro bloco identifica em qual país seu veículo foi produzido e o fabricante. O primeiro número aponta a região geográfica (Ex: América do Sul = 8 ou 9). Em seguida, um dígito revela o país de origem (Ex: Brasil = A a E, e 3 a 9), e o terceiro identifica a montadora.

Exemplos de países:

Brasil – 9A a 9E e 93 a 99

Argentina – 8A a 8E

México – 3A a 3W

Exemplos de montadoras:

General MOTORS – G

Ford – F

Volkswagen – W

• Grupo VDS (vehicle description section) - Esse grupo de caracteres agrupa informações que podem variar dependendo da montadora, mas normalmente identificam o modelo do veículo, a versão, o tipo de carroceria, de motorização e a quantidade de portas.

Para o exemplo acima, a “tradução” é a seguinte:

R - Modelo do veículo (Celta)

D - Versão do veículo (LT)


08 - Carroceria (hatchback)


X – Motorização (1.4)


0 – Número constante

• Grupo VIS (vehicle indicator section) –No último grupo de caracteres, você encontra informações relacionadas à produção do veículo: ano, local de fabricação e número de série.

Para o exemplo acima, fica assim:

4 - Indica o ano do modelo do veículo (2004)

G - Indica o local de fabricação (Gravataí – RS)

117974 - Indica o número de série do veículo

Tudo igual

O número gravado no vidro é do grupo VIS (ano e local de fabricação, além de número de série). Ele tem de ser o mesmo do número do chassi. Caso contrário, é sinal de que o vidro tem procedência duvidosa.
Se seu veículo é modelo 2013, a gravação do número do vidro deve começar com a letra D.

Letras proibidas

De acordo com a norma NBR 6066 (2001), as letras O, I e Q não podem ser usadas na gravação do número de chassi, devido à facilidade em confundir essas letras com outros caracteres.

Fonte: Cesvi




25/02/2013 Capacitação

Videoaulas Pósitron vão capacitar instaladores

 

A Pósitron, marca controlada pela PST Eletronics, está oferecendo um novo método de treinamento para a instalação de alarmes automotivos da linha Cyber. A ação consiste em videoaulas de treinamento para a instalação do equipamento comercializado pela empresa.

As aulas são divididas em etapas e assim os profissionais podem retornar e assistir apenasa parte em que ainda existem dúvidas. Todo o procedimento foi gravado e editado separadamente para que o usuário possa sanar todos os questionamentos existentes.

Cada videoaula tem duração de 1 a 2 minutos e está disponível no site www.positron.com.br na seção “Espaço do lojista e instalador”. O material pode ser acessado sem que seja necessário criar um login ou uma senha. Os vídeos serão postados no YouTube e incorporados no site da marca, por isso, os interessados também podem assistir os vídeos pelo canal da Pósitron no site (assista aqui).

Fonte: Redação Oficina Ideal




01/02/2013 Capacitação

Audatex disponibiliza aulas interativas para usuários de seus softwares

 

A Audatex, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas para orçamentação, já disponibiliza em seu site (www.audatex.com.br) a chamada aula interativa, ferramenta que os usuários dos softwares Audatex e Inpart podem utilizar para compreender melhor o funcionamento dos programas.

Visando ajudar seus clientes, a Audatex criou a aula interativa para que eles pudessem aprender de forma didática e rápida como utilizar todas as funcionalidades dos sistemas. O aluno pode escolher qual o melhor horário para seu estudo. A empresa recomenda que todos os módulos sejam cumpridos para que o usuário domine plenamente os programas.

Para acessar, basta entrar no site e realizar o cadastro para a criação de login e senha. Os interessados que ainda tiverem dúvidas sobre a aula poderão entrar em contato com a empresa por meio do endereço treinamento@audatex.com.br.

Fonte: Oficina Ideal




14/01/2013 Capacitação

Cesvi oferece curso de reparação e pintura em plásticos automotivos

 

Já estão agendadas as próximas datas em que o Cesvi Brasil, centro de pesquisa dedicado ao estudo da reparação automotiva, ministrará o curso de técnicas de reparação e pintura em plásticos.

Com 16 horas de carga horária a serem cumpridas neste curso, o aluno aprenderá sobre os plásticos utilizados em automóveis e técnicas de como reparar sua estrutura e pintura. O investimento é de R$ 463,00 e já existem duas datas para a realização. No primeiro semestre as aulas serão ministradas em 21 de março de 2013, já no segundo a data é 29 de agosto.

Os interessados podem conseguir mais informações encaminhando as dúvidas para treinamento@cesvibrasil.com.br.

Fonte: Redação Oficina Ideal

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