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16/09/2016 Tecnologia

Bosch apresenta soluções inteligentes para as oficinas do futuro

A interação das oficinas mecânicas com os serviços baseados na web e a aplicação da realidade aumentada estarão entre as novidades que a Bosch apresentará durante a Automechanika 2016, que ocorrerá no período de 13 a 17 de setembro, em Frankfurt. No estande da empresa, localizado no corredor nove, será possível vivenciar o ambiente de uma oficina conectada e, para tanto, serão realizadas diversas apresentações que permitirão aos visitantes conhecer as últimas novidades de maneira interativa. 
 
O processamento de dados, a Internet das Coisas e o aumento da conexão entre os produtos trarão um grande potencial de desenvolvimento para as oficinas mecânicas, já que os recursos facilitam administrar o cronograma dos agendamentos e as etapas de todo o trabalho. As informações e o histórico de manutenção do veículo já estarão disponíveis antes mesmo dele chegar à oficina, pois os sistemas trocarão automaticamente dados uns com os outros e o mecânico poderá acessar, em tempo real, as principais informações do fabricante. 
 

Oficinas conectadas: Bosch Connected Repair 

 
Durante a Automechanika 2016, a Bosch lançará o software Connected Repair, que conecta todos os equipamentos Bosch já disponíveis na oficina. Uma vez coletados, os dados do veículo também ficam disponíveis para serem acessados em outros computadores e sistemas interligados em rede. 
 
Com isso, o mecânico terá acesso ao histórico completo do veículo em diferentes esta ções de trabalho e a qualquer momento, basta inserir a número da placa e/ou chassi no computador. Além disso, o software utiliza uma identificação inovadora, que permite realizar testes individuais para complementar os parâmetros específicos do veículo analisado. Numa visita futura à oficina, estes dados são utilizados novamente para facilitar os processos e evitar a duplicação desnecessária de trabalho. 
 
Outro diferencial dessa solução Bosch é o uso de um recurso de foto, que possibilita documentar a condição do veículo em um protocolo padronizado e pronto para impressão, o que permite informar aos clientes sobre as reparações necessárias de forma transparente. 
 
Para um melhor desempenho do software, a Bosch recomenda que o Connected Repair utilize um servidor independente, com isso as informações sobre o veículo podem ser armazenadas em uma unidade central e acessadas, se necessário, em estações de trabalho individuais. 
 
Até o momento, os equipame ntos que podem se conectar com o Bosch Connected Repair são: 
 
- Recicladora de ar-condicionado ACS 752 
- Esitronic 2.0 / KTS 5xx workshop-software package 
- Alinhadores de pneu FWA 9000 e FWA 4630 
- Analisador de motor FSA 500 
 
Até o fim de 2016, outros sistemas também estarão conectados: 
 
- Analisador de motor FSA 7xx 
- Alinhador de farol HTD 815 
- Analisadores de gases BEA 750 e BEA PC DE 
 

Realidade aumentada: de olho na informação na hora certa

 
Informações apresentadas por realidade aumentada é a chave para um mundo tecnológico cada vez mais sofisticado e conectado. Está cada vez mais difícil para a mecatrônica automotiva ter todo o conhecimento necessário e aplicá-lo em conformidade nas tarefas do dia a dia. Ter a possibilidade de acessar as informações mais atualizadas, no momento certo, aumenta a compreensão do produto e economiza tempo dentro da oficina. Essas ações se traduzem em qualidade nas reparações , melhor atendimento aos clientes e menos tempo do veículo parado na oficina. 
 
Apontando a câmera para o veículo, a informação adicional pode ser integrada à imagem real usando um computador, tablet ou óculos inteligentes. A informação pode chegar a partir de textos e instruções explicativas, manuais ou diagramas, objetos tridimensionais, fotos ou vídeos. Desta forma, mesmo componentes ocultos ou cabos podem ser exibidos - uma característica tida como muito importante pelos mecatrônicos, com isso o tempo necessário para executar tarefas de reparação mais sofisticados podem ser reduzidas de 10% a 15%. 
 
Com o objetivo de aumentar a eficiência, a Bosch criou uma Plataforma de Realidade Aumentada Comum (CAP), que permite a integração fácil e rápida de conteúdos digitais e visuais com a documentação técnica. Este sistema multi-plataforma funciona de maneira independente a partir de tecnologias de rastreamento e processamento específicos. A Bosch estima que as pri meiras oficinas estarão atuando com essas aplicações de realidade aumentada já em 2018. 
 
Durante o evento, os visitantes também terão a oportunidade de conhecer as novas soluções telemáticas para pequenas e médias empresas, disponíveis para os clientes das oficinas. As marcas Beissbarth, Robinar, Sicam e OTC - todas do Grupo Bosch - também estarão apresentando suas últimas novidades durante a Automechanika. 
Fonte: Bosch




08/08/2016 Mecânica

CESVI BRASIL explica as diferenças entre os tipos de manutenções veiculares

De acordo com o levantamento do Departamento Nacional de Transito realizado em janeiro de 2016, o Brasil já conta com mais de 49 milhões de veículos de passeio nas ruas. Com tantos automóveis em atividade, não são poucos os serviços de reparação necessários e disponíveis no mercado automotivo.  No entanto, o que muitos motoristas não sabem é que existem tipos diferentes de manutenção e períodos específicos para cada uma.
 
Durante a manutenção preventiva, que, como o próprio nome diz, é realizada mesmo quando o veículo não apresenta nenhum problema no intuito de preveni-lo, o motorista deve ficar atento ao prazo dado pelas montadoras – disponíveis no manual do proprietário – para as revisões periódicas e assim não perder nenhuma data ou quilometragem especificada. 
 
Entre os diferentes tipos de manutenção, essa é o mais indicado para manter a segurança dos automóveis, a qualidade de performance e a conservação dos carros, sem chegar ao ponto de ocorrer falhas ou quebras de peças.
 

Atenção aos componentes

 
É durante a manutenção preventiva que a preditiva pode ser realizada. Nessa etapa, é realizada uma análise das peças do carro por técnicos especializados, via um monitoramento minucioso dos componentes do veículo.
 
O objetivo é identificar e avaliar peças que estão no final de sua vida útil, pois caso isso não seja realizado, os danos podem ser maiores, o que levaria a uma manutenção corretiva. Saber quais peças estão mais desgastadas é essencial para evitar gastos extras.
 

Último recurso

 
O terceiro tipo de manutenção, e também o mais caro, é a corretiva. A prática consiste em todo tipo de reparação parcial ou troca completa da peça para a restauração imediata do veículo. Ou seja, só é realizada quando o problema existe e a troca de alguma peça for imprescindível para que o veículo volte a funcionar. 
 
Por terem a necessidade de uma reparação emergencial e pela possibilidade de extensão de avarias para outros componentes, a manutenção corretiva muitas vezes acaba encarecendo os custos e estendendo o tempo que o carro fica parado, causando ainda mais dor de cabeça ao motorista.
CESVI Brasil




25/07/2016 Capacitação

Henkel e Senai lançam livro sobre reparação automotiva

A Henkel, fabricante de adesivos, selantes e tratamentos de superfícies, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), lançam no dia 26 de julho o livro “A mecânica do automóvel e a reparação proativa”. Com patrocínio da multinacional alemã, a publicação tem autoria de Melsi Maran, professor de automobilística do Senai. A primeira edição será destinada a clientes e parceiros da Henkel e alunos da instituição.

A publicação marca o início de uma parceria mais ampla entre a companhia e a instituição. Até outubro desse ano, a aliança resultará em um novo Centro de Treinamento em Adesivos de Reparação Automotiva na unidade do Senai Ipiranga. A proposta também prevê intercâmbio de alunos entre diversos centros de treinamento da Henkel, incluindo na Alemanha, sede da empresa.

“Esse livro apoiará a formação de alunos e na capacitação da equipe de nossos clientes a fim de suprir a carência de mão-de-obra especializada e resolver as dúvidas de aplicação de nossas soluções” – explica Hugo Ladeira, diretor de Adesivos Industriais da Henkel.

A Henkel é líder mundial em soluções de manutenção e reparo, com um amplo portfólio de adesivos, selantes e lubrificantes das marcas Loctite e Teroson.

Sobre a Henkel Brasil

A Henkel está no Brasil há 60 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Beauty Care, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf Professional.  A Henkel Brasil conta com mais de 900 profissionais distribuídos nas plantas de Diadema, Itapevi e Jundiaí, além de um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo.

Fonte: Henkel Brasil




14/07/2016 Tecnologia

Ford divulga superpreparação dos pilotos do GT em vídeo

Principal patrocinadora de uma das mais renomadas provas automobilísticas do mundo, a Ford lançou no último mês de junho um vídeo em que mostra a preparação dos pilotos Stefan Mucke e Harry Tincknell para as provas da temporada 2016 do Ford GT.
 
A peça publicitária traz um pouco da rotina dos esportitas, que precisam treinar intensamente para suportar o batimento cardíaco acelerado por um longo tempo e a alta temperatura na cabine, que pode chegar a 50 graus.
 
Os pilotos também precisam fortalecer os músculos do pescoço para que resista às forças de aceleração, que podem chegar a 3 G. A ergonomia do carro também é estudada para evitar problemas como lesões nas nádegas, cãibras nas canelas a espasmos na cabeça e nos ombros.
 

Alta performance

 
Capazes de perder em média três litros de água em um período de três horas, os esportistas precisam seguir uma dieta exclusiva e balanceada. O ideal é tomar cerca de 12 litros a cada 24 horas.
 
Por ser uma prova disputada em duplas, cada membro da equipe dirige em média oito horas em um período de um dia. Para recuperar as forças, é recomendável que no período fora do volante, o piloto aproveite o tempo para dormir e repor as energias.
 
Confira um pouco mais sobre essa modalidade apoiada pela Ford assistindo ao vídeo a seguir: https://youtu.be/iH_xve-mQzw
 
Fonte: Ford




06/07/2016

NGK lança 62 novas aplicações para bobina de ignição no aftermarket

Referência mundial no setor automotivo, a NGK disponibiliza 62 novas aplicações de bobinas de ignição no aftermarket nacional. Os produtos atendem às especificações de veículos da Fiat, Ford, Seat e Volkswagen e consolidam a empresa como especialista em ignição, uma vez que fornece todos os componentes do sistema.

“O lançamento surgiu para atender à solicitação dos nossos clientes, que procuram a mesma confiabilidade encontrada nas velas e cabos de ignição da marca”, diz Marcos Mosso, chefe de Marketing da NGK, que destaca que os componentes proporcionam o mesmo desempenho do equipamento original.

A bobina de ignição é responsável por transformar a energia do sistema de alimentação do veículo, que normalmente varia de 12 a 14 volts, em alta tensão, podendo chegar a 45 mil volts. Essa energia é conduzida pelos cabos até as velas, onde é convertida em centelha que dará início a reação de queima de combustível. 

As novas aplicações podem ser encontradas no site www.ngkntk.com.br, acessando Linha Automotiva.  Para mais informações, a NGK oferece atendimento pelo SAC – 0800 197 112 - de segunda à sexta, das 8h30 às 18h. A Tabela de Aplicação completa também pode ser encontrado no site.

Fonte: NGK




14/06/2016 Normas e Legislação

COMUNICADO IMPORTANTE PARA EMPRESAS DE REPARAÇÃO DE VEÍCULOS

O Ministério Público do Estado de São Paulo, órgão da justiça brasileira que fiscaliza o cumprimento das leis, determinou no último mês de abril que o Sindirepa – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo – comunique ao PROCON casos em que as empresas de reparação automotiva pratiquem alguma das infrações abaixo:

1 - O emprego, na reparação de veículos, de peças e demais componentes de reposição não originais, usados ou que não mantenham as especificações técnicas do fabricante (montadora), tudo em desacordo com as disposições contidas no art. 21 do Código de Defesa do Consumidor;

2 - O fornecimento, pelas seguradoras aos reparadores (credenciados ou não), de valores insuficientes para a aquisição das peças – o que os obrigaria a fazer uso no veículo do consumidor de peças não originais, usadas ou que não mantenham as especificações técnicas do fabricante (montadora) ;

3 - O descumprimento ao direito de livre escolha de oficinas de confiança dos consumidores pelas empresas Seguradoras, em afronta ao Código de Defesa do Consumidor e à Circular SUSEP nº 269, art. 14.

Você cumpre todos esses requisitos? Lembre-se que a medida visa resguarda os direitos do consumidor e garantir que as empresas de reparação cumpram as normas e leis vigentes no País.

Fonte: Sindirepa-SP




01/06/2016 TendênciaTecnologia

Montadora cria site para venda de peças genuínas de veículos antigos

Conhecida montadora de veículos alemã, a Mercedes-Benz apresentou recentemente o site “Peças Clássicas Mercedes-Benz” ” (www.pecasclassicasmercedes.com.br). A página, que é mais uma inovação da companhia na área de e-commerce, é voltada especificamente para a  comercialização de peças genuínas de veículos comerciais antigos da marca, como os caminhões e as linhas MB 180 D e Sprinter.
 
A empresa passa agora a oferecer por meio desta iniciativa diversas peças de reposição, jogos de reparo, kits e acessórios, entre outros. Para Silvio Renan, diretor de Peças & Serviços ao Cliente Brasil da Mercedes-Benz, “O grande diferencial desta novidade são os preços muito atrativos, com descontos de até 75% no custo da peça e frete grátis, além da opção de parcelamento em até 10 vezes”.
 
Além de poder fazer suas compras pela Internet, o cliente também escolhe o concessionário onde prefere retirar seus pedidos. Os itens comercializados no site trazem a garantia de fábrica assim como as demais peças de reposição da marca.
 

Próximas novidades

 
A criação do site “Peças Clássicas Mercedes-Benz” – que, em breve, também incluirá itens de ônibus – é fruto da parceria entre a Mercedes-Benz e a Rede de Concessionários. A empresa administra o site e fornece as peças, enquanto a comercialização é feita por intermédio da Rede, que também cuida da entrega dos pedidos, conforme a escolha dos clientes.
 
O site disponibiliza várias ferramentas para facilitar a consulta dos clientes, como Minha Compra, Meus Pedidos, Fale Conosco, busca por categoria de peças, acessórios e linha de veículos. Além disso, há uma seção de dúvidas, que traz informações sobre como comprar, pagamento e envio, segurança, garantia, trocas e devoluções.
Fonte: Mercedes-Benz




17/05/2016 Tendência

Delphi apresenta novo catálogo eletrônico para o mercado de reposição

A Delphi, conhecida fornecedora de soluções para o setor automotivo, lançou no início de maio seu novo catálogo eletrônico para o mercado de reposição, descrito pela companhia como uma ferramenta eficiente, prática e atualizada (apresenta diversas linhas de produtos como injeção, ignição, climatização, arrefecimento e filtros).

Em sua nova versão, o catálogo Delphi é próprio para instalação – garantindo a sua funcionalidade sem conexão com a internet – e traz ao usuário acesso a informações atualizadas do portfólio completo da linha leve da Delphi, de forma rápida e prática.

Sempre que o usuário tiver acesso à internet, a atualização do catálogo poderá ser realizada, garantindo as informações mais recentes sobre as peças disponíveis para o mercado.

A busca por peças também está mais fácil: é possível localizar produtos por marca do veículo, ano de fabricação, código do produto, entre outras opções. Também é possível acessar os últimos informativos e lançamentos para o mercado dentro do próprio catálogo.

Para realizar o download do novo catálogo, clique aqui

Fonte: Delphi




03/05/2016 Meio Ambiente

DEKRA conclui aquisição de 100% da Jopema

A DEKRA, líder mundial em inspeção e testes veiculares, anunciou a incorporação de 100% da Jopema Reguladora de Sinistros. A matriz da multinacional alemã no Brasil passa agora a deter a totalidade das ações.

Dentro do processo de aquisição, os serviços de Regulação de Sinistros realizados pela Jopema, passam a ser referenciados por DEKRA Sinistros e representados na sua totalidade pela DEKRA, sob a responsabilidade de Mário Cassio Maurício, CEO do Grupo no Brasil.

O CEO reforça que, com a união de processos das duas empresas (DEKRA e Jopema), houve a integração das operações e a expansão dos serviços de regulação de sinistros de três para mais nove estados somente em 2015. "Expansão esta que deverá atingir todo o País com apoio da rede franqueada da DEKRA e de nossos clientes", completa Maurício.

A empresa também planeja expandir seus negócios no Brasil, que tem como meta dobrar suas operações até 2020. O objetivo é aumentar ainda mais a competitividade local, com serviços focados na seleção de riscos para seus clientes nas áreas de seguros, financiamentos, locação, frotas, lojistas e concessionários de veículos e com muita atenção ao público final também.

O projeto está alinhado às estratégias mundiais da DEKRA, fornecedora internacional de serviços para o setor automobilístico. A companhia é líder do segmento na Europa e uma das maiores entre as empresas internacionais. Atualmente, a DEKRA Brasil possui a maior rede de vistoria do País, com mais de 400 postos fixos e 2.500 colaboradores e avalia, em média, R$ 60 bilhões em riscos por ano. Essa capilaridade trará força para a expansão do atendimento do serviço de Regulação de Sinistros em todo o território nacional. A DEKRA está presente nos 27 estados do País, com cobertura de atendimento em mais de 4.800 cidades.

Sobre a DEKRA

Empresa alemã, líder mundial em inspeção técnica e testes veiculares, presente em mais de 50 países. No Brasil, possui a maior rede de atendimento, chegando a mais de 4.800 municípios. A DEKRA realiza inspeções, vistorias, regulação de sinistro e consultoria, e tem em seu DNA o compromisso com a segurança em tudo o que faz, pois valoriza o bem maior, as pessoas.

Fonte: Dekra

Dekra




13/04/2016 Tecnologia

Delphi lança Bobina de Ignição para o mercado de reposição

Com produtos reconhecidos no mercado por sua qualidade e tecnologia original, a Delphi apresenta para seus clientes, ampliando seu portfólio de soluções completas, uma nova Bobina de Ignição que oferece cobertura para mais de 290 mil veículos.

O produto possui aplicação para os veículos up!, Fox BlueMotion, Golf e Audi A3 e foi fabricado especificamente para essas aplicações, garantindo o bom funcionamento da peça e oferecendo ainda mais segurança ao motorista.

O código referente ao novo produto é GN10631.

Para mais informações sobre o produto ou sobre a empresa, acesse www.delphi.com.br.

Fonte: Delphi

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